Dez Dicas Para Administrar Melhor Seu Negócio

Rio - Pôr em poupança ou investir em renda fixa? Aposentado Do INSS Vai à Justiça Para Pagar Empréstimo Consignado - Época NEGÓCIOS ganha potência a todo o momento que a taxa básica de juros da economia brasileira ganha musculatura. Fixada pelo Banco Central, a taxa básica é por isso chamada pelo motivo de serve de apoio ou fonte pra todo tipo de contrato — carnês, créditos, empréstimos, financiamentos. 21 Melhores Sites Sobre Investimentos E Finanças , a taxa está em 14,25% ao ano, acima da inflação oficial, em volta dos 10% ao ano.

Assim a pergunta: poupança ou renda fixa? Em tempo de inflação e juros altos, a matemática elementar depõe contra a poupança, que rende um pouco mais de 6% ao ano. A primeira possibilidade a ser considerada é a renda fixa, no formato de fundos de investimentos, que realizam quota do mercado de certificados ou títulos predominantemente públicos. Esses papéis são comercializados pelo governo aos bancos e revendidos pelos bancos aos consumidores. Portanto, os bancos aumentam ainda mais seus lucros, ao mesmo tempo em que financiam e ajudam o governo a ampliar cada vez mais seus gastos.

Advertisement

No meio está você desejando entrar por esse “bom negócio”. Mesmo a poupança sendo isenta de Imposto de Renda (Encaminhar-se), os fundos são concretamente mais lucrativos, desde que o dinheiro fique lá no enorme período (no mínimo cinco anos). No médio ou no curto prazo, esses investimentos cobram dos clientes Dirigir-se regressivo (de 22,5% a 15%, dependendo da permanência da aplicação). Quer dizer, a tributação sobre a rentabilidade é decrescente: quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, pequeno a alíquota de incidência e menor o imposto a ser pago.

Estas alíquotas são cobradas em maio, sobre isso os rendimentos de dezembro a maio, e em novembro, a respeito de os rendimentos de junho a novembro. Cinquenta mil) até mais ou menos 4% (para fundos com saldos menores). A caderneta também é isenta desta Taxa Administrativa. Cinco 1000, 10 vezes menos que o obrigatório — levando em conta esse exemplo, com estas condições.

Mesmo não sendo ainda poupadores plenamente conscientes, os brasileiros também não são poupadores meramente alienados. Não é justa a generalização de que a paixão nacional pela caderneta, mesmo em tempos de perdas, é sintoma de deseducação financeira ou desinformação econômica. Como se viu, os críticos dos poupadores não podem esquecer ou desconsiderar que, dentre as aplicações de miúdo traço, são poucas as possibilidades no mercado para ganhos significativos. Por isso — insisto — faz significado, sim, começar o pé de meia com uma poupança, mesmo sabendo que ela é somente uma proteção ou uma segurança para o dinheiro — no máximo, a melhor das piores aplicações.

Advertisement

Interessante será fazer o saldo amadurecer (mais com depósitos do que com juros) até que ele possa ser transferido para uma boa renda fixa. Os poupadores mantêm a confiança na caderneta mesmo depois de o governo Dilma ter mudado o cálculo dos rendimentos. Pra prova dos 9, sugiro que se faça o seguinte: em janeiro de cada ano, o comprador aplica uma quantia x pela poupança e a mesma quantia x nos fundos. Por esse caso, basta aguardar até dezembro, comparar os saldos, tomar as próprias conclusões e fazer as próprias escolhas.

A vantagem do ModalMais em conexão ao Socopa ocorreria em duas circunstâncias: você comprar lotes fracionados (pequeno que cem ações) ou não adquirir todos os meses (no ModalMais a taxa de custódia é zero independente do número de operações). Neste instante vamos conceder uma terceira dica. Como escolher a organização melhor?

Share This Story

Get our newsletter